Apresentamos a árvore do chá e algumas das suas ações em óleo essencial. Ao longo dos próximos dias vamos publicar vários métodos para utilizar o óleo essencial da árvore do chá no nosso corpo, na nossa casa, no escritório e não só.

A árvore do chá é originaria da Austrália, onde é especialmente cultivada em grande escala para permitir a extração do seu óleo essencial, que faz parte dos mais utilizados e estudados no mundo, extraído das folhas, através do método de destilação a vapor.

Em vários estudos já realizados, foi possível confirmar as diversas ações atribuídas ao óleo essencial da árvore do chá, tais como a sua capacidade germicida, anti séptica e fungicida. Cientificamente, comprova-se que a planta é constituída por 48 componentes, um deles o terpine 4-ol, que é um dos seus componentes com mais ação terapêutica.

Estes ingredientes têm recebido por parte da comunidade cientifica, e não só, a aprovação e comprovação de serem benéficos para tratar feridas infetadas, inflamações da pele, e borbulhas infetadas.

Para além destes benefícios, a árvore do chá também tem provado ser bastante benéfica em varias condições:

  • Pé de atleta,
  • Infeções da bexiga (cistite);
  • Mordidas de insetos;
  • Assaduras de fraldas;
  • Queimaduras solares;
  • Cortes;
  • Fungos;
  • Caspa;
  • Comichão no couro cabeludo, entre outros…

Atualmente, conseguimos perceber que a árvore do chá está a conseguir validar o seu reconhecimento. Já conseguimos encontrar a árvore do chá como ingrediente em muitos produtos de uso cosmético e cuidados pessoais, como champôs, condicionadores, pastas dos dentes, desodorizantes, elixires bocais, produtos de limpeza intima, produtos para eliminar fungos das unhas dos pés, antissépticos, cremes para tratar acne, entre muitos outros…

A árvore do chá não é estranha ao organismo humano. Os aborígenes australianos são um excelente exemplo disso: aprenderam a utilizar a natureza em prol do seu bem-estar, de forma correta e equilibrada. Em 1700, quando foi descoberta pelo mundo ocidental, a árvore do chá passou a ser identificada como, precisamente, árvore do chá, apesar de as suas propriedades medicinais já serem há muito conhecidas e utilizadas pelos seres humanos


Curiosidades: A árvore do chá foi descoberta na Austrália, em 1700, por exploradores Britânicos, que observaram os aborígenes australianos a fazer um chá com as suas folhas. Daí surge o nome de “árvore do chá”. Para além de chá, os aborígenes também tomavam banhos nas áreas e pântanos onde a dita árvore crescia. Esmagavam as folhas e utilizavam a polpa, esfregando-a pelo corpo, em especial em zonas afetadas por algum tipo de corte, ferida ou infeção. Durante a segunda guerra mundial, as tropas australianas utilizaram a arvore do chá precisamente para curativos.

Partilhe este artigo

Cuide de si. Trate de si. Você merece.

FAÇA A SUA MARCAÇÃO