Project Description
A reflexologia (ou reflexoterapia) é uma terapia complementar não invasiva. Apoia-se na teoria de que existem pontos de reflexos em diferentes partes do corpo: pés, pernas, mãos, cara e orelhas.
O terapeuta profissional de reflexologia trabalha de forma holística com os seus clientes, sempre em prol da harmonia e do bem-estar do organismo, ajudando também em vários processos homeostáticos (processos de recuperação e regeneração – promotores de equilíbrio).
Não requer uso de fármacos;
Larga aplicabilidade;
Rápido efeito;
Promove o relaxamento físico e mental;
Proporciona uma sensação de bem-estar e equilíbrio.
Diagnóstico & Tratamento
Ciatalgia, torcicolo;
Tosse, asma;
Prisão de ventre, refluxo gastroensofágico;
Infeção urinária, hipotiroidismo;
Ansiedade, stress, medos e fobias.
A reflexologia é uma terapia que utiliza como via terapêutica técnicas de massagem para estímulo de áreas reflexas nos pés do ser humano (reflexologia podal).
Nos pés, pode-se, através da anamnese, encontrar desequilíbrios no organismo.
Quando se estimula as áreas reflexas nos pés, evoca-se uma resposta involuntária nos órgãos e glândulas ligados por vias energéticas. Esses pontos reflexos nos pés, quando corretamente estimulados, podem exercer uma influência profunda na nossa saúde, transmitindo um outro estímulo ao cérebro que desencadeia uma ação adequada, equilibrada.
As suas capacidades terapêuticas, cientificamente provadas, funcionam em sinergia com o nosso organismo, para atingir o equilíbrio do ser. As técnicas utilizadas são não invasivas e o seu efeito, como já referido, é de respeito pelo organismo num todo.
A história da reflexologia ocidental está diretamente ligada à reflexologia oriental, tendo esta cerca de 5000 anos de tradição, com registos da sua utilização na Índia, China, Japão e Egito.
A sua técnica para ser bem compreendida e executada, tem de ser compreendida em conjunto com a filosofia oriental, sendo a mais reconhecida como medicina tradicional chinesa.
A medicina tradicional chinesa defende que no nosso corpo temos ligações a que chamamos “meridianos”, que ligam o interior e o exterior. Ao reconhecermos a existência dos mesmos, percebemos que as manipulações dos pontos reflexos no pé não têm apenas um efeito local, mas sim nos órgãos correspondentes em geral.