Project Description

Terapia Nutricional Ortomolecular

FAÇA A SUA MARCAÇÃO

Terapia Nutricional Ortomolecular

FAÇA A SUA MARCAÇÃO

Os micronutrientes são importantes para a sua saúde.

Vitaminas, oligoelementos e minerais, além de aminoácidos essenciais e ácidos gordos, fitonutrientes e também pré e probióticos: todos eles estão envolvidos na ativação de vários processos no corpo para funcionar normalmente.

A Terapia Nutricional Ortomolecular é uma forma de medicina alternativa que visa a manutenção da saúde por meio da suplementação nutricional, baseia-se na ideia de que existe um ambiente nutricional ótimo no corpo e que as doenças refletem as deficiências desse ambiente. O tratamento da doença, segundo estes princípios, passa por uma tentativa de corrigir “desequilíbrios ou deficiências com base na bioquímica individual” por meio do uso de substâncias supostamente “naturais”, como vitaminas, minerais, aminoácidos, oligoelementos e ácidos gordos.

A abordagem é também conhecida de terapia mega vitamínica porque sua natureza prática evoluiu de, e em alguns casos ainda usa, doses de vitaminas e minerais muitas vezes maiores do que a dose diária recomendada. Os profissionais de ortomolecular também podem incorporar uma variedade de outros estilos de tratamento nas suas abordagens, incluindo restrição dietética, megadoses de nutrientes não vitamínicos entre outras.

Os profissionais de ortomolecular argumentam que os níveis inadequados de certas substâncias podem causar problemas de saúde além da simples deficiência de vitaminas e consideram o equilíbrio dessas substâncias como parte integrante da saúde.

O profissional de ortomolecular vai observar o seu paciente numa extensa consulta e avaliar possíveis desequilíbrios, bioquímicos, elaborando depois um conjunto de sugestões para o apoiar e ajudar a obter o equilíbrio.

“Os sintomas não são inimigos a ser destruídos, são mensageiros sagrados que nos
encorajam a cuidar melhor de nós mesmos.”

JON GABRIEL • INVESTIGADOR BIOQUÍMICO

Ortomolecular é um termo que vem de “ortho”, que significa “correto” ou “certo” em grego, e “molécula”, que é a estrutura mais simples que exibe as características de um composto. Portanto, significa literalmente a “molécula certa”. O termo “Ortomolecular” surgiu pela primeira vez num artigo de 1968 “Orthomolecular Psychiatry” na revista “Science”. Utilizada pela primeira vez pelo duas vezes vencedor do premio nobel, o biólogo molecular, Linus Pauling, Ph.D.

A medicina ortomolecular descreve a prática de prevenir e tratar doenças fornecendo ao corpo quantidades ideais de substâncias que são naturais ao corpo. O objetivo dos profissionais de ortomolecular é que o tratamento deve ser baseado na bioquímica individual de cada paciente.

Cuide de si. Trate de si. Você merece.

FAÇA A SUA MARCAÇÃO